Oscar 2022: Cabreúva vira cenário de projeto artístico inspirado nos filmes hollywoodianos
Criado e concebido pelo ator Ravel Cabral, o projeto "Cine Matinê" propõe uma releitura de diálogos icônicos dos longas indicados na premiação internacional
A cerimônia do Oscar 2022 acontece neste final de semana e como forma de celebrar esta noite de gala do cinema, o ator Ravel Cabral realizou uma série fotográfica artística com jovens estudantes e moradores da cidade de Cabreúva (SP).
Inspirada nos filmes indicados na categoria "melhor filme" deste ano, Cine Matinê é uma série fotográfica que brinca com o impressionante alcance que o cinema possui e promove uma reflexão divertida sobre arte e criatividade. Filmes que foram feitos lá longe, mas cujas histórias servem como inspiração para criar arte em todos os lugares do mundo, inclusive a cidade interiorana de Cabreúva.
O projeto
Após assistir os filmes indicados, Ravel selecionou diversos diálogos desses longas. A partir dessas falas, o ator - em trabalho conjunto com estudantes e jovens da cidade de Cabreúva - produziu cenas curtas e originais, sem referência alguma com os filmes, e as registrou em fotografia. Como resultado, as fotos + diálogos criam "frames" retirados de filmes - filmes que estão indicados ao Oscar, mas que existem apenas em nossa imaginação.
O resultado do trabalho será publicado neste sábado (26), em seu perfil no Instagram, @ravelcabral, data em que a cerimônia do Oscar acontece.
Por que Cabreúva?
Ravel Cabral recentemente se tornou mais um morador da cidade, movido pela beleza da natureza rural e da arquitetura típica do interior paulista. As muitas casas coloridas, as janelas e portas de madeira, as estradas de terra e o próprio céu fazem da cidade um excelente cenário para quem tem olhos para ver.
"O objetivo desse trabalho é ressignificar esse conteúdo e apresentar um trabalho novo, original, colaborativo e acima de tudo provocativo. Usei apenas meu celular, meu olhar atento, a cidade de Cabreúva como cenário e os jovens estudantes que aqui moram como personagens. Eles são figuras vibrantes e conectadas com a cultura contemporânea, o que se expressa no estilo com que se vestem e se comportam. Ao colocarmos esta turma diante do cenário que Cabreúva nos oferece, criamos um contraste inusitado e muito rico para as lentes fotográficas", afirma o artista.
"A captação das imagens foi realizada em apenas um dia e isso se reflete diretamente em um detalhe bem bacana de se observar: como os diálogos se encaixam de uma maneira muito natural, espontânea e atemporal na rotina desses jovens. O ontem e o hoje se misturam e cenas gravadas tão longe daqui tornam-se próximas e universais", pontua.
Sobre Ravel Cabral
Ravel Cabral é um ator e diretor paulista com mais de duas décadas dedicadas à arte. Apaixonado por criação, coleciona inúmeras atuações em teatro, filmes, séries e novelas de grande visibilidade e alcance nacional.
Atuou ao lado de grandes atores como Lima Duarte, Rodrigo Santoro, Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Selton Mello, Danton Mello, Fábio Porchat, Lúcio Mauro Filho, entre outros.
Na TV, atuou em novelas como O Outro Lado do Paraíso, Império, Além do Horizonte e Flor do Caribe. No cinema está presente em Turma Da Mônica – Laço, Moscow, Vai que dá Certo 1 e 2, Entre Abelhas e Predestinado - Arigó e o Espírito de Dr. Fritz. Nas plataformas de streaming, está presente nas séries Aruanas, Insânia, Os Dias Eram Assim, Supermax, Tapas e Beijos, A Cura, Pacto de Sangue, Lava Jato, PSI, Mulher de Fases.
Além das telas da TV e Cinema, escreveu e produziu ‘CASACAIXA’, uma fotonovela publicada no Instagram que trouxe em seu elenco nomes como Alexandre Nero e Sérgio Guizé.