Clementino Junior participa de cineconversa promovida pelo Museu do Amanhã sobre o seu filme, "Trem do Soul". (Créditos: divulgação)
Museu do Amanhã anuncia programação para o Mês da Consciência Negra
O FILME TREM DO SOUL, DE CLEMENTINO JUNIOR, SERÁ EXIBIDO NO YOUTUBE DO MUSEU
LIVRO TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR, SERÁ DEBATIDO NO CLUBE DE LEITURA
O Museu do Amanhã, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), traz ao longo de todo o ano uma programação diversificada, que inclui temas, atividades e convidados que representam diversidade de gênero, raça e território. No Mês da Consciência Negra, o equipamento cultural reforça este compromisso através de edição especial do Evidências das Culturas Negras e também do Clube de Leitura.
O projeto Evidências das Culturas Negras promoverá no dia 19 de novembro, às 17h30, no canal do Museu do Amanhã no Youtube, uma sessão de cinema seguida de conversa. O filme escolhido é o documentário Trem do Soul, dirigido por Clementino Junior, que traça uma cartografia memorial e afetiva de um movimento jovem, preto e periférico que mexeu com corações, corpos, mentes e até com as fardas na década de 1970 na região metropolitana do Rio de Janeiro. Para debater sobre o documentário, estará presente o diretor do filme e cineasta Clementino Junior.
"É importante revelar momentos históricos em que pessoas pretas, a partir de uma auto afirmação de sua identidade, criaram um movimento espontâneo em um dos momentos mais depressivos do país", destaca Clementino Junior.
O premiado livro Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, é o escolhido para a edição do Clube de Leitura do Museu do Amanhã, que acontecerá no dia 20 de novembro, às 10h, pelo Zoom. O romance acompanha as irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem nas profundezas do sertão e têm as vidas marcadas por um acidente de infância. As inscrições devem ser realizadas no site do Museu.
Serviço
Clube de Leitura: Torto Arado
Quando: 20/11, às 10h
Modalidade: virtual, pelo Zoom
Inscrições através do link
Evidências das Culturas Negras: Trem do Soul
Quando: 19/11, às 17h30
Modalidade: virtual, pelo Youtube
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu já recebeu mais de 4 milhões de visitantes e conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil como mantenedora e uma ampla rede de patrocinadores que inclui IBM, Engie, Globo e Lojas Americanas, além do apoio de B3, EMS, EY, Booking.com, Carrefour e CSN. O Museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho.
Sobre o IDG
O IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização sem fins lucrativos especializada em gerir centros culturais públicos e programas ambientais e também atua em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também é responsável pela implementação da museografia do Memorial do Holocausto, a ser inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no link