Cada coisa em seu lugarSem exagero, a Escolar Office Brasil Virtual começou muito “organizada”. Além da facilidade de acesso dos visitantes aos estandes dos expositores para conhecer os produtos e se relacionar com as marcas, a programação do evento foi aberta com uma live sobre organização e o mercado de papelaria. Para quem não sabe, a categoria de produtos de organização vem registrando grande procura de consumidores e profissionais da área, abrindo novas oportunidades de negócios para as papelarias. Esta constatação ficou mais que provada na roda de conversa das personal organizers Zezé Zimerman, Claudia Pilli, Yolanda Hollaender e Ana Ziccardi (representantes da ANPOP), junto com Fábio Januário, gerente de Trade Marketing da Dello. “Papelaria encanta e fascina. Os produtos que ela oferece facilitam muito o trabalho de organização”, garantiu Yolanda. Além de concordarem sobre como as lojas e o trabalho das organizers se complementam, a live deu destaque à necessidade do varejo se preparar para atender esta demanda – que não é nova, mas vem ganhando mais importância a cada dia. “Personal organizers estão dando uma enorme contribuição para a reinvenção da papelaria”, lembrou Fábio. Parte desta contribuição passou pelas sugestões que as participantes da live aos fabricantes para a criação de produtos que possam facilitar a vida dos consumidores em busca de organização. Segundo Claudia, a conexão das pessoas com a organização ficou muito palpável durante a pandemia, quando o trabalho e o estudo foram para dentro de casa. A mensagem que ficou é que os personal organizers são grandes parceiros do mercado de papelaria, tanto da indústria quanto do varejo. “Quando estamos na casa do cliente, nos transformamos em vendedores dos produtos”, reforçou Zezé. E Ana resumiu muito bem esta parceria: “Quer deixar um profissional de organização feliz? Solte ele numa papelaria”. Assista conteúdo na íntegra: |
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Papelarias: uma relação afetivaAs vendas online, que já vinham num crescendo, se intensificaram nos meses de isolamento social. Esta nova realidade lançou um desafio para o varejo como um todo: como voltar a atrair o cliente para a loja física? Com as papelarias não foi diferente e, para falar sobre este assunto, a Escolar Office Brasil Virtual trouxe um painel com dois dos maiores especialistas neste segmento, Maricelma Bueno e Romulo Pais, com mediação da jornalista Rosângela Feitosa, diretora da Revista da Papelaria. A conclusão é que as papelarias precisam oferecer um tipo de experiência diferenciada para os consumidores. “Papelaria é um universo à parte. Ela carrega uma memória afetiva, traz recordações da infância”, lembrou Maricelma. Já Romulo destacou um dos grandes diferenciais da loja física em relação à digital: “Testar a caneta, sentir a textura do papel... são essas pequenas experiências que fazem o cliente sair da loja maravilhado”. Claro que, para que isso aconteça, é importante que a papelaria seja um lugar acolhedor, organizado, limpo, bem iluminado, colorido. A preocupação com a vitrine – que deve ser renovada a cada semana –, a atenção ao calendário de datas comemorativas, a preparação da equipe de vendas, a presença consistente nas redes sociais e outros pontos de atenção foram destacados pelos dois especialistas como essenciais para uma papelaria atrair e fidelizar os clientes. “O que eu preciso, compro online; o que eu desejo, compro na loja física, porque é lá que eu tenho o contato afetivo com o produto”, ensinou Maricelma. O conteudo completo você assiste no link: |
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Como num shopping centerA última live do primeiro dia da Escolar Office Brasil Virtual demonstrou as vantagens que o marketplace oferece aos lojistas que pretendem intensificar sua presença no comércio eletrônico. Os aspectos positivos deste formato, que vem ganhando a preferência de muitas marcas e pequenos empresários, foram apresentados por Felipe Sobreira, gerente da B2W Digital – que reúne marcas como Americanas, Shoptime e Submarino. Felipe argumentou com dados que comprovam o crescimento do e-commerce, principalmente no período em que as lojas permaneceram fechadas na pandemia, e de que forma a venda online atende uma série de tendências do varejo, como colocar o cliente no centro da estratégia e a omnicanalidade. Que ninguém se engane: criar uma loja virtual traz vários benefícios, mas também grandes desafios. É nesta hora que o marketplace se apresenta como uma solução viável. “Pense no marketplace como um shopping center: é um ambiente seguro, que reúne vários lojistas, confiável e uma referência para o consumidor”. Para quem deseja começar “com o pé direito”, Felipe elencou os principais pontos de atenção, como estudar o mercado e a concorrência, escolher um bom portfólio e construir uma estratégia específica para o online. |
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