sexta-feira, 4 de abril de 2025

Porto Alegre em Cena promove apresentação de produções teatrais no Itaú Cultural

 

Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Porto Alegre apresentam


PORTO ALEGRE EM CENA PROMOVE APRESENTAÇÕES DE PRODUÇÕES TEATRAIS GAÚCHAS NO 

ITAÚ CULTURAL

O Festival promove pela primeira vez os espetáculos 

"A mulher que queria ser Micheliny Verunschk" e “Idade é um sentimento" em exibições fora do Rio Grande do Sul. 

As peças estarão em cartaz, em abril, no Itaú Cultural, em São Paulo


Para fotos dos espetáculos em alta resolução clique abaixo no nome de cada espetáculo


A mais recente edição do Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Artes Cênicas, ocorreu entre os meses de novembro e dezembro do ano passado e encerrou de forma histórica. Além dos números obtidos, a 31ª edição foi totalmente voltada à produção gaúcha, em função das enchentes que assolaram parte do Estado e atingiram também produções do setor cultural. Como legado ficou uma ação inédita: produções artísticas gaúchas estão com apresentações marcadas em São Paulo e também no Rio de Janeiro.


A mulher que queria ser Micheliny Verunschk ocorre nos dias 17 e 18 de abril Idade é um sentimento será dias 19 e 20 de abril. Ambas as exibições serão no Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

Já no Rio, os espetáculos serão Caio do Céu (CCBB Rio, de 26 de março a 20 de abril) e Onde está Cassandra? (CCBB Rio, de 17 de abril a 12 de maio).


“Testemunha privilegiada da história do Porto Alegre em Cena, posso dar testemunho do quanto se trabalha para aumentar o espectro das parcerias culturais que podem ampliar a potência de um evento, expandi-lo para além de suas fronteiras regionais. Nesses mais de trinta anos, dialogamos com todos aqueles que demonstraram interesse pelo nosso trabalho regional. Vida longa ao projeto de circulação nacional. Que tudo se revele potente e importante. Bem-vindos!”, celebra Luciano Alabarse, coordenador geral do Porto Alegre em Cena.


Receber a programação do Porto Alegre em Cena em São Paulo é muito gratificante para o Itaú Cultural, pois reforça nosso olhar e atuação no sentido de buscar fomentar e contribuir para a circulação de produções artísticas em um país grande como o Brasil”, diz Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural. “O Rio Grande do Sul tem uma produção artística de grande força e potência criativa. Uma das comprovações disso é este festival, que, com mais de três décadas de atuação, não desmoronou nem mesmo depois de passar pelas terríveis enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado e ainda impactam a população gaúcha”, complementa ela.


O 31º Porto Alegre em Cena contou com mais de 80 espetáculos gaúchos de artes cênicas e reafirmou a força e a diversidade da arte produzida no Rio Grande do Sul. Foram apresentados espetáculos de teatrodança, circo, performances e ações formativas que se desdobraram em mais de 35 locais, levando a arte a diferentes espaços da cidade de Porto Alegre. O público, estimado em 12.000 pessoas, demonstrou entusiasmo ao lotar teatros, ruas e espaços alternativos e representou a resistência, a força e a coragem após as trágicas enchentes que assolaram o Estado e comprometeram também as produções artísticas e o setor cultural.

A estreia de “A mulher que queria ser Micheliny Verunschk” na cidade de São Paulo, resultado da parceria entre o 31o Porto Alegre em Cena e o Itaú Cultural, não apenas fortalece a presença do teatro gaúcho em um centro artístico de grande relevância, mas também destaca a importância da colaboração institucional para o fomento à cultura. A presença da Cia Stravaganza e de outros grupos gaúchos em São Paulo propicia uma oportunidade inestimável para que nossos artistas ampliem seus horizontes, dialogando com novas audiências e redes de contatos. Em suma, esta colaboração não só promove a circulação de talentos e ideias entre diferentes estados e instituições, mas também reafirma a importância de investir em parcerias culturais como um meio de democratizar, diversificar e fortalecer a produção artística no Brasil”, reforça Adriane Mottola, diretora do espetáculo.


A oportunidade do espetáculo ‘IDADE É UM SENTIMENTO’ se apresentar em São Paulo através da parceria entre o POA EM CENA e o ITAÚ CULTURAL, possibilita não só o intercâmbio, a circulação, como alimenta sonhos, desejos, a fé na arte. Os trânsitos e costuras entre pensamentos curatoriais, o trabalho coletivo e colaborativo entre instituições e entidades, provoca a classe artística a maiores e melhores oportunidades surgidas destes cruzamentos. A sensação que fica para quem está vivendo essa experiência é de efervescência, pulso artístico, muita alegria”, comenta Gabriela Munhoz, idealizadora e atriz


SINOPSE DOS ESPETÁCULOS E FICHA TÉCNICA:

A MULHER QUE QUERIA SER MICHELINY VERUNSCHK – romance de Wilson Freire, ganha os palcos como nova produção da Cia Stravaganza, com atuação de Sandra Possani e direção de Adriane Mottola. “Micheliny” traz ares marítimos de uma mulher que, desde pequena, só conhece a dor. Adolescente, foi apresentada ao sexo de jeito forçado. Crescida, quis ser escritora. Achava que as pessoas aprendiam a ler olhando as letras, as palavras dos livros e elas pulavam para dentro dos olhos e saíam pela boca - ela diz, deixando escapar a ingenuidade de uma garota educada num ambiente masculino, em zona portuária. Ela sai pouco de seu aquário, seu contato com o mundo são os homens que passam por sua vida, mas logo se vão, em seus navios. A personagem é um “porto sem cais”, vê a vida passar e sumir no mar, em constante imobilidade, mas sua imaginação é gigante: gosta de garatujar letras, cascavilhar ideias, chafurdar frases à procura da inspiração para contar a sua própria história. Mas como, sem um nome à altura dessa enorme tarefa, um pseudônimo de escritora?

Atriz: Sandra Possani

Diretora: Adriane Mottola

Texto: Wilson Freire

Dramaturgistas: Fernando Kike Barbosa, Adriane

Mottola, Angela Spiazzi, Sandra Possani

Diretora de Movimento e Assistente de Direção:

Angela Spiazzi

Cenografia: Rodrigo Shalako

Figurino: Liane Venturella

Iluminação e Videografia: Ricardo Vivian

Cena Sonora: Álvaro RosaCosta

Música: El Tiempo Teje Histórias (Álvaro RosaCosta)

Arranjo, Violão e Charango: Beto Chedid

Voz: Simone Rasslan

Edição e Percussão: Álvaro RosaCosta

Maquiagem Miriã Possani

Designer Identidade: Visual Pingo Alabarce

Redes Sociais: Duda Cardoso

Fotos: Vilmar Carvalho

Projeto: Amora Produções Culturais, Adriane

Mottola, Sandra Possani

Produção: Duda Cardoso

Realização: Cia Stravaganza

Duração: 65 min

Classificação indicativa: 14 anos


IDADE É UM SENTIMENTO – propõe reflexões sobre a passagem do tempo e as infinitas possibilidades de fazer escolhas e modificar rumos enquanto estamos vivos. Um chamado para aproveitar o tempo da vida. Com uma narrativa que costura o texto do espetáculo com escolhas do espectador sobre quais recortes de vida da personagem serão contados, a peça relata sobre os ritos de passagem e a trajetória na vida adulta, sobre a gloriosa e melancólica vulnerabilidade da vida e a incapacidade de controlá-la.


Texto: Haley McGee

Tradução: Diego Teza

Direção: Camila Bauer

Com: Gabriela Munhoz e Paola Kirst

Direção de movimento: Carlota Albuquerque

Cenografia: Elcio Rossini

Desenho de luz: Ricardo Vivian

Colaboração artística: Helena Varvaki

Produção executiva: Santiago Vieira

Produção assistente: Michelle Perceval

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 12 anos


Equipe 31º Porto Alegre em Cena

Coordenação Geral: Luciano Alabarse

Coordenação De Produção: Letícia Vieira

Direção De Produção Rio de Janeiro: Bruno Mros

Direção De Produção São Paulo: Mariana Leme

Gestão Cultural: Primeira Fila Produções

Realização: Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Ministério Da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução


Estes espetáculos fazem parte da programação do 31º Porto Alegre em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas em edição histórica, que promove intercâmbios e temporadas dos espetáculos do Sul, para outras cidades do país. Os espetáculos que acontecem no Rio de Janeiro contam com patrocínio master da BB Asset, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil. Os espetáculos que acontecem em São Paulo contam com a parceria do Itaú Cultural.  O festival conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gestão cultural da Primeira Fila Produções, e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução.


SERVIÇO:

A mulher que queria ser Micheliny Verunschk 

Dias 17 e 18 de abril

Quinta e sexta, às 20h


Idade é um sentimento

Dias 19 e 20 de abril

Sábado, às 20h e domingo, às 19h


Sala Itaú Cultural – 224 lugares

Atividades gratuitas, reserva de ingressos a partir do dia 15 de abril, às 12h, pela plataforma INTI – acesso pelo site Itaú Cultural www.itaucultural.org.br


Os espetáculos contam com acessibilidade: Interpretação em LIBRAS nas 4 apresentações e Audiodescrição (nos dias 18 e 20 de abril)


RELOAD abre a temporada de Rainbow Six com formato totalmente novo e mecânicas de cards em primeiro torneio de Siege X, no Rio

 



RELOAD abre a temporada de Rainbow Six com formato totalmente novo e mecânicas de cards em primeiro torneio de Siege X, no Rio

Com modelo que promete entretenimento e emoção,  campeonato mundial abre o calendário competitivo de 2025 com 20 equipes na disputa de uma premiação de R$ 2,8 milhões

 A temporada competitiva de Rainbow Six de 2025 está prestes a começar com o RELOAD, no Rio de Janeiro, e a promessa de muita emoção. O torneio Mundial inédito, cuja premiação total é de 480 mil euros (cerca de R$ 2,8 milhões), acrescenta mecânicas de cartas, desafios, recompensas e desclassificações aos duelos entre as 20 equipes participantes. Tudo isso será disputado pela primeira vez em Siege X, a recém-anunciada atualização de Rainbow Six Siege, atualmente em fase Beta.


A principal novidade é o sistema Reload, que dá nome à competição. Cada time começa o campeonato com seis Balas, equivalentes a pontos de vida. Quanto mais Balas um time tiver, mais alto ele ficará na classificação. A organização que perder todas as suas Balas será eliminada do torneio. Essas Balas devem ser disponibilizadas para Reload a cada nova partida, com base na reserva de Balas do adversário.


Na primeira fase da competição, haverá cinco rodadas de disputa, nas quais as equipes poderão "recarregar" (reload, em inglês) um número determinado de balas ao enfrentar um adversário.

Por exemplo, em um duelo, um time pode optar por disponibilizar duas Balas para reload, enquanto o outro, apenas uma. Quem vencer acrescenta o total de Balas que recarregou ao seu saldo. Quem perder, subtrai o valor que recarregou de sua quantidade de Balas. Neste caso, se o primeiro time vencer, ele recebe mais duas Balas, e o segundo time perde uma. Se o primeiro time perder, ele subtrai duas Balas da sua reserva, e o segundo ganha uma.


Todos os confrontos da primeira fase serão disputados no formato "melhor de um" e definidos a partir de desafios. As equipes que estiverem na parte de baixo da tabela desafiarão aquelas que estiverem na parte de cima – os primeiros confrontos, no entanto, serão definidos por sorteio.

Nas rodadas 1 e 2, os times só poderão recarregar até 2 Balas, e não haverá eliminação. Nas rodadas 3, 4 e 5 as equipes poderão recarregar no máximo 8 Balas, e as primeiras eliminações poderão ocorrer. Os quatro melhores times ao final das rodadas 4 e 5 se classificarão para a fase de playoffs.


A desclassificação ocorre em dois casos: se um time ficar sem Munição em uma rodada ou se não ficar entre os quatro melhores na rodada 5. Ao final desta primeira fase, os oito classificados avançam ao mata-mata, onde se enfrentarão em uma chave de eliminação simples em partidas no sistema "melhor de três". A grande final será disputada no formato "melhor de cinco".


Sistema de Cartas

A competição conta ainda com uma camada extra de estratégia: um sistema de cartas que funcionam como melhorias e podem apimentar ainda mais a disputa.


  • Sobrevivente: ativado automaticamente quando um time começa a rodada com apenas uma Balas. Se essa equipe vencer a partida, evita a eliminação e recebe uma Bala extra.
  • Vitória Perfeita: recompensa um time com duas Balas extras caso vença um confronto sem perder nenhum round (7-0).
  • Eliminator: concede uma Bala extra para a equipe que desclassificar outra.
  • Duel: disponível a partir da rodada 3, permite que cada equipe escolha um representante para um confronto "um contra um". Se vencer, a equipe ganha um número de Balas equivalente à diferença de rounds ao fim da partida.
  • Chicken: permite que uma equipe recuse um desafio direto proposto por outro time. Este card pode ser usado nas rodadas 2, 3 e 4.
  • Pente Estendido: permite que uma equipe expanda a sua recarga em até 6 Balas, aumentando os ganhos ou perdas, a depender do resultado. Este card está disponível nas rodadas 3, 4 e 5.


Grandes estreias no R6

O RELOAD marca a estreia de grandes organizações no cenário competitivo do Siege X, como a gigante LOUD, que possui uma base de torcedores fanáticos. Além disso, o campeonato oferecerá um vislumbre de como as equipes jogarão ao longo do ano, com seus novos e reformulados elencos.


O torneio começa no dia 8 de maio e será disputado até o dia 18 do mesmo mês. As finais do RELOAD, marcadas para os dias 16, 17 e 18 de maio, serão abertas ao público na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, reunindo as melhores equipes do planeta. O público pode adquirir o seu ingresso aqui.


Os jogos serão transmitidos pelos canais oficiais da Ubisoft no YouTube e na Twitch.


Sobre a Ubisoft

A Ubisoft é uma desenvolvedora de universos dedicada a enriquecer a vida de jogadores com experiências de entretenimento originais e memoráveis. Os times da Ubisoft espalhados por estúdios e escritórios comerciais em todo o mundo trabalham para criar e desenvolver um portfólio imersivo e diversificado de games, com marcas como Assassin's Creed®, Brawlhalla®, For Honor®, Far Cry®, Tom Clancy's Ghost Recon®, Just Dance®, Rabbids, Tom Clancy's Rainbow Six®, The Crew®, and Tom Clancy’s The Division. Por meio do Ubisoft Connect, os jogadores podem desfrutar de um ecossistema de serviços para aprimorar sua experiência de jogo, obter recompensas e se conectar com amigos em várias plataformas. Com o serviço de assinatura Ubisoft +, os usuários têm acesso a um catálogo crescente com mais de cem jogos e DLCs da Ubisoft. No ano fiscal de 2023-24, a Ubisoft registrou vendas globais de € 2,32 bilhões. Para saber mais, visite o site oficial.

Budweiser compra espaços publicitários em transmissão de filmes que aparece — e decide não anunciar

 Budweiser compra espaços publicitários em transmissão de filmes que aparece — e decide não anunciar

Com mais de 1.200 aparições em filmes de Hollywood, marca transforma suas presenças históricas nas telas em campanha para não interromper a experiência de cinéfilos durante exibição de filmes em que aparece em cena
 


Em um momento em que até as maiores plataformas de streaming passaram a interromper filmes com anúncios, Budweiser decidiu fazer o oposto. Com a campanha "Ad-Free Movies", criada pela agência Africa Creative, a marca vai comprar espaços publicitários nas transmissões de grandes filmes e simplesmente não usá-los. O motivo? Budweiser já está dentro dos filmes.


Segundo pesquisa da marca, Bud aparece em mais de 1.200 produções de Hollywood ao longo de diversas décadas, de blockbusters a clássicos premiados. Para celebrar a conexão de Budweiser com a história do cinema, a marca quer mostrar que não precisa interromper um filme para ser lembrada. Ela já está lá, dentro da própria cena.


O pontapé inicial da campanha acontece em parceria com a Warner Bros., com uma programação especial em abril. Nas próximas semanas, três grandes sucessos de bilheteria serão exibidos no canal TNT sem nenhuma interrupção — graças à Budweiser, que comprou todos os espaços de anúncio para que o espectador aproveite sem qualquer pausa. Confira a programação a seguir:

  • 04/04 – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
  • 11/04 – Superman: O Retorno
  • 18/04 – Transformers: A Vingança dos Derrotados

“Budweiser tem uma presença tão forte e duradoura no universo do entretenimento, incluindo no cinema, que também virou um ícone da cultura pop. ‘Ad-Free Movies’ é uma forma prática de mostrar para o fã de filmes e de Bud que essa conexão genuína merece ser celebrada”, comenta Mariana Santos, diretora de marketing de Budweiser.

Para ficar por dentro das novidades, acompanhe as redes sociais oficiais de Budweiser.


 

Title: Ad-Free Movies

Agency: Africa Creative

Client: Budweiser

 

CCO: Sergio Gordilho

Co-CCO: Nicholas Bergantin

Creative Directors: Hélio Maffia, Yllo Pedra

Associate Creative Director: Adriano Sato

Copywriters: Victor Pupo

Art Directors: Leandro Bolacha, Luiz Almeida
 

Content Leads: Gustavo Stevanato, Victoria Freitas

Content: Catarina Carvalho
 

Co-COO: Heloisa Pupim

Account Management: Ana Carolina Andrade, Cindy Fujii Matsu, Carlos Barnabé, Vitória Silano.

 

VP Of Mídia: Pedro Eustachio

Media: Thiago Martinez, Renan Soares, Bruna Morales, Ana Beatriz de Carvalho, Caio Freitas, Giovana Barreto.

 

CSO: Ana Paula Kuroki

Planning: Pedro Fernandes, Wes Gagliano

 

Production/RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathália Trindade

 

VP of Special Products, Creative Content: Juliana Leite

Special Projects Director: Lica de Souza

Project Manager: Lais Cattena

Creative Producers: Giovanna Lima, Theo Etlin, Raquel Martins

Production Assistant: Valentina de Luca

Intern: Marina Rabello

Motion Editing: Diego Oliveira

 

Production: MODO integrado de Produção

Audiovisual Production Manager: Ferzita Leite

CEO: Carlos Grubber, Karin Stuckenschmidt

Executive producers: Gabi Froemming, Mariana Guerra

Producer leader: Marcelo Dias Hipólito

Senior Producer: Tatiana Lima
 

Production Company: Volken POST

Executive Producer: Talita Antunes

Motion Effects Artist: Diego Oliveira

Producer: Bianca Malburg

Production: Soundipe Audio

Directors: Camila Madio, Sergio Fouad

Producers: Sergio Fouad, Rabi Rodrigues


Approved By: Daniel Wakswaser, Mariana Santos, Natalia Capelini, Theodora Farran, Nicole Prudente, Gabrielle Matsunaga, Marcos Madeira

Primeiro “CENTRÔ!” de abril tem visitação no salão nobre, foyer e varanda do Theatro Municipal e atração inédita no Pateo do Collegio

 Primeiro “CENTRÔ!” de abril tem visitação no salão nobre, foyer e varanda do Theatro Municipal e atração inédita no Pateo do Collegio

Mais de 8 atrações esperam o público nas ruas e praças do Centro Histórico de São Paulo; veja mais a agenda abaixo


 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta mais uma edição do CENTRÔ! nesta sexta (4) e sábado (5), reunindo 8 atrações na primeira edição projeto no mês de abril. Com horários entre 11h e 14h, a maioria das atividades estão reservadas para sexta, percorrendo o Largo do Café, Praça Antônio Prado, o Pateo do Collegio – a grande estreante desta semana e a Rua XV de Novembro – que fez sua estreia na última semana e volta mais uma vez a ser ocupada com cultura e arte democrática e acessível. Para o sábado, o destaque fica no Theatro Municipal, recebendo visitações gratuitas e limitadas a espaços exclusivos, junto com atividades.

 

Os grandes destaques ficam com a atração do Grupo de Percussão da Escola Municipal de Música no Pateo do Collegio, pela primeira vez recebendo as atrações do “CENTRÔ!”, às 11h de sábado (5). No mesmo dia, das 12h às 14h30, o Theatro Municipal ficará de portas abertas para que o público conheça a arquitetura e os elementos artísticos característicos do equipamento, desta vez com a realização de atividades complementares para melhorar a experiência turística e visitando espaços, como o salão nobre, foyer e varanda. Para participar da atividade, é necessário fazer uma inscrição prévia na própria bilheteria do Theatro; as vagas são limitadas e definidas por ordem de chegada.

 

 

Nos arredores do Largo do Café, as atrações Fernando Loko, com seu rock’n roll e tributo a músicas clássicas do gênero, e a Banda Cucamonga, reunindo circo e música ao vivo de forma interativa com o público, se apresentam às 12h e às 13h, respectivamente. Já na Praça Antônio Prado, o show da banda All Colours Band traz o melhor do jazz, rock, blues e soul, gêneros musicais primos que possuem grande relação histórica, às 12h, e em seguida uma apresentação de dança das Cendiras B.girls, explorando a potência feminina e a geração talentosa brasileira no breaking, às 13h.

 

Falando em breaking, é com o coletivo de hip-hop Mac Fly Mob que as atividades do “CENTRÔ!” na Rua XV de Novembro se iniciam, às 12h, com a participação especial de três B-Boys do Top 16 Brasil. Depois da versatilidade da dança urbana, Leone da Gaita realiza uma versão pocket do seu show musical e literário "Blues do Mississippi a Chicago", resultante da pesquisa conduzida pelo multi-instrumentista sobre a história do blues inspirado pelas narrações de histórias, às 13h.

 

“CENTRÔ!”

 

Lançado no dia 14 de março, o “CENTRÔ!” já tem programação confirmada até o dia 5 de abril.

 

O projeto, que leva programação cultural gratuita semanalmente às ruas e praças do Centro de São Paulo, vai ocorrer regularmente e visa celebrar a arte de rua, impulsionando o desenvolvimento técnico e profissional de artistas locais e levando mais democratização do acesso à cultura por meio de intervenções itinerantes em pontos icônicos do centro histórico, nas varandas e calçadas. Assim, tais lugares ganham um novo significado, transformando-os em palcos públicos.

 

Com foco nos artistas de rua, a programação reúne teatro, circo, música e diversas linguagens para a dinâmica das ruas, oferecendo novas experiências aos munícipes. As intervenções acontecem às sextas e sábados, em diferentes horários, transformando o centro histórico em um circuito de descobertas artísticas.

A agenda dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site.

 

Serviço:

CENTRÔ!

Intervenção Artística

Dias: 4 e 5 de abril

Horários: entre 11h e 14h30

Locais:

Largo do Café - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)

Praça Antonio Prado - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01010-001)

Rua Quinze de Novembro - Sé (CEP: 13800-185)

Pateo do Collegio - Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro Histórico de São Paulo (CEP: 01016-040)

 

Sinopses:

Fernando Loko

Música, Livre

Conhecido por levar desde 2008 o bom e velho rock'n'roll para o público que circula pela Avenida Paulista, o artista de rua Fernando Loko apresenta seu repertório e irreverência com clássicos internacionais de todas as eras deste estilo que cativa todas as idades. Com sua inseparável Gibson, realiza na guitarra releituras de clássicos com domínio e técnica impecáveis.

4/4, 12h - Largo do Café, Centro

 

Banda Cucamonga

Intervenção, Livre

No final do ano de 2012, o multi-artista circense, músico e banjoísta Wilson Vasconcelos, teve a percepção de reunir em um mesmo trabalho, linguagens distintas que pudessem explorar a alegria e a abordagem lúdica do circo com a liberdade e a virtuosidade de bons músicos. Com apresentações realizadas ao vivo na Av. Paulista, o grupo mantém constante evolução sem perder a característica de sua essência no formato “Street Band” – que se apresenta de forma itinerante e com interação permanente com o público.

4/4, 13h - Largo do Café, Centro

 

All Colours Band

Música, Livre

A versatilidade da banda traz o Jazz, Blues, Soul, Rock em um show com muita potência vocal e solos vibrantes. A Banda vem com um show inédito para esta temporada, com virtuosidade e sofisticação, cantando e tocando clássicos de artistas que marcaram época como Nina Simone, Billie Holiday, Ray Charles, entre outros.

4/4, 12h - Praça Antonio Prado, Centro

 

Cendiras B.girls

Dança, Livre

Destacando a força feminina na cena Hip Hop e exaltando a originalidade brasileira, o coletivo Cendiras é formado por seis B-Girls cuja identidade está profundamente conectada ao breaking. Com muita personalidade e representatividade, elas apresentam um showcase dinâmico e impactante com movimentos ritmados e acrobáticos, que traduzem a verdadeira essência da cultura Hip Hop.

4/4, 13h - Praça Antonio Prado, Centro

 

Mac Fly Mob

Dança, Livre

A Mac Fly Mob é um coletivo de Hip Hop que já se tornou referência no breaking brasileiro, com uma identidade sólida enraizada no underground, transita na versatilidade das vertentes do Hip Hop. Com parcerias importantes e participações relevantes em campeonatos (com três B-Boys no Top 16 Brasil), o foco do grupo está sempre no futuro da cultura.

4/4, 12h - Rua XV de Novembro, 194, Centro

 

Leone da Gaita

Música, Livre

O Blues é um gênero e forma musical que se desenvolveu a partir das raízes tradicionais das músicas africanas, crescendo através da oralidade e fazendo parte da construção identitária afro americana. Em 2015 Leone da Gaita realizou uma grande pesquisa sobre a história do blues inspirado pelas narrações de histórias, criou um trabalho com interlinguagens unindo a música e a literatura. Desde então, realiza o shows interativos, "Blues do Mississippi a Chicago" apresentando histórias marcantes que retratam os primórdios do blues.

4/4, 13h - Rua XV de Novembro, 194, Centro

 

Grupo de Percussão da Escola Municipal de Música

Música, Livre

Cada peça apresentada carrega um significado único, unindo história e arte de maneira sublime. Reconhecida como uma das instituições de ensino musical mais destacadas da América Latina, a Escola de Música de São Paulo se destaca na formação de músicos e na preservação da cultura musical.

5/4, 11h - Pateo do Collegio

 

Theatro de Portas Abertas

Intervenção, Livre

Às terças-feiras e aos sábados, as portas do Theatro Municipal ficam abertas para que o público possa conhecer sua arquitetura e seus elementos artísticos.

Aos sábados serão oferecidas atividades para ampliar as possibilidades de experimentações nos espaços. As inscrições para as atividades serão feitas no local, as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Salão nobre, foyer e varanda poderão ser visitados pelos participantes inscritos nas atividades.

5/4, 12h às 14h30 - Theatro Municipal de São Paulo

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Filmelier+ disponibiliza gratuitamente no YouTube "O Chef", filme com ator e diretor de "Adolescência"

 Filmelier+ disponibiliza gratuitamente no YouTube "O Chef", filme com ator e diretor de "Adolescência"

Produção conta com a mesma equipe criativa da série de sucesso "Adolescência" e poderá ser vista de graça no YouTube de 4 a 24 de abril

Estrelado por Stephen Graham e dirigido por Philip Barantini – respectivamente ator/roteirista e diretor da série Adolescência, recém-lançada na Netflix –, o filme “O Chef” (“Boiling Point”) estará disponível gratuitamente com versões dubladas em português e espanhol, por tempo limitado, a partir do dia 4 de abril, às 19h, no canal Filmelier TV no YouTube. O longa concorreu a 4 BAFTAS em 2022, incluindo o prêmio de Melhor Filme Britânico. Assim como a série, “O Chef” se destaca por ter sido filmado em plano-sequência, recurso que amplia a imersão e transforma a experiência em um suspense intenso.

O longa poderá ser acessado em toda a América Latina como degustação do canal por assinatura Filmelier+, recém-lançado no mercado e que já traz filmes como “Flow” e “Sem Chão”, vencedores do Oscar 2025, em seu catálogo. No Brasil, o filme pode ser assistido neste link. A trama acompanha a crescente pressão nos bastidores de uma cozinha profissional, enquanto um chef tenta manter o controle da equipe no dia mais movimentado do ano.

O Efeito Netflix

O Chef” faz parte do catálogo do Filmelier+ e desde a estreia de “Adolescência”, na Netflix, o consumo do longa-metragem no canal cresceu mais de 4.000%. No modelo transacional (TVOD), para aluguel de filmes nas plataformas, o desempenho também surpreendeu: o filme já acumula mais transações desde o lançamento da série do que em toda a sua trajetória anterior.

Além da série ter virado tópico de discussão, o público também reagiu positivamente ao recurso do plano-sequência, o que colaborou para que a busca por “O Chef” aumentasse organicamente. Para aproveitar o momento, a SOFA DGTL, empresa que opera o Filmelier+, decidiu disponibilizar o filme gratuitamente por 20 dias no YouTube, para que o público tenha a oportunidade de conhecer mais do trabalho de Stephen e Philip, além de ser apresentado à curadoria do canal Filmelier+. 

“Hoje, a Netflix tem o mesmo impacto que a TV aberta. Quando um filme passa na Globo, vemos um pico imediato de audiência em todas as mídias. É exatamente esse efeito que estamos buscando com ‘O Chefpois o YouTube agora é a nova TV Aberta”, diz João Worcman, CCO da SOFA DGTL.

Curadoria Filmelier

O Filmelier.com nasceu em 2017 como um serviço web de recomendação e curadoria de filmes no streaming. Em 2023 lançou o seu primeiro canal FAST (baseado em publicidade), o Filmelier TV, e no último mês de março lançou o seu novo canal por assinatura especializado com foco na curadoria de histórias que engajam as pessoas no streaming.

O Filmelier+ conta com essa experiência de 8 anos do Filmelier.com e a equipe de curadoria do canal vem selecionando narrativas autênticas de todos os cantos do mundo, com personagens que tocam, representam e aproximam o espectador. Na seleção inicial, há desde títulos de cineastas consagrados como Pedro Almodóvar e Amos Gitaï, passando por clássicos como “O Massacre da Serra Elétrica”, de Tobe Hooper, e ótimos suspenses como “A Última Vingança”, de Karl R. Hearne.

Sobre a SOFA DGTL

A SOFA DGTL é uma agregadora de conteúdo premium que tem como missão conectar histórias a pessoas, ajudando o consumidor a encontrar o conteúdo certo para o seu perfil. Por meio do serviço de recomendação Filmelier.com, com 3 milhões de usuários únicos mensais, obtém amplo conhecimento da audiência e consegue definir a melhor estratégia para aquisição e monetização de filmes. Com 12 anos de existência, a empresa comercializa o melhor do cinema em mais de 30 plataformas na América Latina nas modalidades de aluguel e compra (TVOD), por assinatura (SVOD), e por publicidade (AVOD), com mais de 400 milhões de horas assistidas nesse segmento em 2024.

A empresa também opera o selo de distribuição Synapse Distribution, os canais de assinatura Filmelier+ e Adrenalina Pura (em parceria com a California Filmes), e os canais lineares com publicidade da Turma da Mônica, Filmelier TV e Adrenalina Pura TV.

Caso queira compartilhar em publicação, use os links oficiais Filmelier.com e Filmelier+.

 

Sobre o  Filmelier+

A seleção do Filmelier+ coloca em destaque boas histórias de vários gêneros cinematográficos. O canal tem o objetivo de reunir obras que são mais do que entretenimento – são vivências, memórias e conexões. 

O streaming nasce da experiência de quase 10 anos do Filmelier.com, site especializado no universo do cinema com 3 milhões de usuários únicos mensais na América Latina e que auxilia o espectador em suas escolhas do que assistir. 

Na seleção inicial, há desde títulos de cineastas consagrados como Pedro Almodóvar e Amos Gitaï, vencedores do Oscar 2025 como “Flow” e “Sem Chão”, e também de edições passadas como “Traffic”. O catálogo do Filmelier traz também clássicos como “O Massacre da Serra Elétrica”, de Tobe Hooper, e ótimos suspenses como “A Última Vingança”, de Karl R. Hearne.

MARIA E O CANGAÇO ESTREIA HOJE (04) NO DISNEY+ TRAZENDO UMA NOVA VISÃO SOBRE MARIA BONITA

 MARIA E O CANGAÇO ESTREIA HOJE (04) NO DISNEY+ TRAZENDO UMA NOVA VISÃO SOBRE MARIA BONITA

 

Isis Valverde e diretores comentam sobre a importância dessa obra para o público conhecer mais sobre uma das figuras femininas mais importantes do Brasil 

 


 

Estreia hoje, 04 de abril, os seis episódios de Maria e o Cangaço no Disney+, nova série nacional inspirada no livro de Adriana Negreiros, que conta a história Maria de Déa, uma jovem destemida que ousa ter voz num grupo de foras-da-lei. Ela é mais conhecida como a companheira de Lampião, mas sua trajetória vai além disso e a produção traz essa nova perspectiva, de Maria Bonita como mãe e mulher. 

 

Para Isis Valverde, atriz que dá vida a primeira mulher cangaceira do Brasil, comenta sobre essa nova visão sobre a icônica figura brasileiraForam meses de preparação e estudo. O mais interessante do projeto é olhá-lo desta perspectiva feminina uma vez que histórias sobre o Cangaço sempre foram escritas e contadas por homens. A ideia foi trazer essa ótica e reforçar como essas mulheres viveram naquela época, porém sem romantizar os acontecimentos. Foi um período muito complexo marcado por diversas violências causadas a essas mulheres, onde Maria por sua vez, e como uma mulher transgressora, se destacava.”

 

O diretor Sérgio Machado reforça que a série ao mesmo tempo que fala do passado, aborda temas contemporâneos: “temas como feminicídio, o dilema das mulheres que têm que optar entre a família e a vida no trabalho, a sobrecarga feminina, as violências que as mulheres sofrem no dia a dia, são questões que estão retratadas naquela época, mas que permanecem absolutamente contemporâneas. É uma série, de alguma maneira, tão atual quanto as séries que falam de temas hiper contemporâneos”.

 

Na série, numa vida de fugas e conflitos armados, Maria (Isis Valverde) é surpreendida por uma gravidez e submetida à mais dura lei do cangaço: entregar o bebê para ser criado por outra pessoa. Ela passa, então, a viver dividida entre a vida cangaceira e o desejo impossível de criar a filha.

 

Conseguimos filmar a série inteira no nordeste, o fato de termos preparado os atores lá, tudo isso deu uma estrutura muito importante para a produção. Tivemos uma equipe predominantemente nordestina, além do elenco que é, importante ressaltar, mais de 90% nordestino”, finaliza a também diretora Thalita Rubio

 

Com direção geral de Sérgio Machado e direção de Thalita Rubio e Adrian Teijido - que também é o diretor de fotografia da série e indicado ao Oscar® pelo longa Ainda Estou Aqui (2023), a produção da Cinefilm ainda conta no elenco com nomes como Rômulo BragaMohana UchôaClebia Sousa, Thainá Duarte, Geyson Luiz, Dan Ferreira, Jorge Paz, Chandelly Braz, entre outros talentos. 

 

Maria e o Cangaço está disponível exclusivamente no Disney+.

 


Gloria Groove, Raça Negra, Samuel Rosa e Gabriel O Pensador encerram o festival TURÁ São Paulo 2025

  Gloria Groove, Raça Negra, Samuel Rosa e Gabriel O Pensador  encerram o festival TURÁ São Paulo 2025   Evento celebra a diversidade da nos...